O Ballet ajuda na escoliose

O ballet ajuda na escoliose

Se seguirmos a linha de raciocínio de diversas publicações científicas onde se faz uma relação da hipocifose ou retificação da cifose torácica com a piora/progressão da escoliose, será que a prática do Ballet deveria ser indicada para quem tem escoliose?

Ao desconhecer a escoliose quando se associa a mesma com má postura muitas vezes se deduz que o ballet traga uma boa postura, o que não é necessariamente verdade pois o ballet promove uma hipocifose.
 
Há um trabalho de Longworth, et al intitulado: Prevalence and predictors of adolescent idiopathic scoliosis in adolescent ballet dancers publicado em 2014 que mostrou uma alta prevalência de escoliose nos adolescentes certificados na escola de dança.
 
Próximo aos anos 2000 houve um aumento do número de pesquisas onde um número significativo de cientistas correlacionaram a hipocifose com a progressão da curva escoliotica. [Dados da palestra apresentada pela Dra Patrícia nossa co-fundadora no Congresso sobre Escoliose em Istambul na Turquia em 2019]
 
A escoliose é uma alteração tridimensional da coluna vertebral e do tronco. Entre tantos componentes um dos planos afetados é o plano sagital (de perfil) no segmento torácico onde a cifose nessa região sofre uma diminuição de seus valores normais facilitando assim, biomecanicamente, o agravamento da curva da escoliose.
 
ONTEM, dia 16 de Dezembro de 2021, ou seja BEM RECENTE! foi publicado uma pesquisa de Grivas et al que estudou o perfil sagital da coluna vertebral de adolescentes com Escoliose Idiopática utilizando topografia de superfície.
 
Eles consideraram que a hipocifose torácica facilita a rotação axial, o que poderia ser considerada um fator permissivo, ou seja, contribuiria para a progressão da escoliose e não um fator causal (Bem, esse é um assunto para outra postagem)
 
Então: por analogia podemos pensar que se uma atividade que promove a retificação torácica como o Ballet, deve ser indicada para quem tem escoliose?
 
Depois de toda essa informação não seria necessário refletir mais profundamente antes de prescrever o ballet como tratamento para escoliose?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima