Escoliose idiopática do adolescente
A escoliose adolescente é uma curvatura da coluna vertebral diagnosticada entre as idades de 10 e 18 anos. Cerca de 80% dos casos são considerados idiopáticos (causa desconhecida) e comumente referidos como escoliose idiopática adolescente ou AIS, para abreviar.
Os 20% restantes dos casos podem ser neuromusculares, congênitas (presentes no nascimento) ou sindrômicas (ou seja,. associado a outras condições, como EDS, distúrbios do tecido conjuntivo, etc.).
A escoliose do adolescente é frequentemente detectado através de um teste clínico simples, conhecido como teste de Adam durante a triagem escolar ou o exame pediátrico. É necessário um raio-x da coluna vertebral completo para um diagnóstico oficial que possa ocorrer em qualquer estágio – leve, moderado ou grave. O Ângulo de Cobb, medido na radiografia, quantifica o grau / gravidade da escoliose e é um importante marcador clínico para rastrear a escoliose durante a adolescência e até a idade adulta.
Apesar do valor da medição do ângulo de Cobb, é importante perceber que a escoliose é uma condição tridimensional. Com a escoliose, a coluna é assimétrica não apenas no plano frontal, mas também nos planos sagital e transversal. O PEIE (Programa de tratamento da Escoliose do Instituto de Escoliose) é um programa de gerenciamento abrangente que aborda a tridimensionalidade da escoliose com o objetivo de interromper o ciclo vicioso e impedir a progressão da curva.
O tratamento da escoliose do adolescente normalmente depende da idade, potencial de crescimento e gravidade da curva, desequilíbrio postural significativo e histórico familiar também desempenham um papel. Na Clínica do Instituto de Escoliose®, enfatizamos a intervenção precoce sempre que possível. Nossa abordagem conservadora e proativa ao tratamento da escoliose adolescente difere do conselho do status quo ‘espere e veja’ que os pais costumam receber.
A escoliose do adolescente é uma condição que o acompanhará ao longo da vida e que não melhora por si só e deve ser gerenciada ativamente para obter o melhor resultado. Os adolescentes vivenciarão isto nos seus corpos por longo tempo e antes da maturidade esquelética será o único momento que poderá fazer uma diferença significativa com uma abordagem de tratamento correta.
Quando uma curva atinge 15 graus o ou mais em um adolescente em crescimento, recomendamos iniciar instruções nos protocolos Schroth para aprender a combater a carga assimétrica e a progressão da curva. O objetivo disso é descarregar as articulações da coluna vertebral e permitir que a coluna e o tronco cresçam mais normalmente.
Nosso programa é baseado no Método Schroth ISST, a mais nova evolução do método Schroth, projetada para ser mais simples e fácil de incorporar à vida cotidiana. Nosso programa multifacetado inclui:
A educação do posicionamento corporal é a base da nossa filosofia de tratamento. Nossos programas são sempre personalizados e estruturados individualmente, para que os adolescentes obtenham uma compreensão completa de seu padrão de curva exclusivo. Um componente principal repetido ao longo do programa é o treinamento em AVD, durante o qual os pacientes aprendem a modificar posturas escolióticas habituais e se auto-corrigem para criar uma posição mais equilibrada. Os pacientes não apenas aprendem uma rotina de exercícios personalizada específica para escoliose, mas também aprendem os motivos e os porquês de suas posições corporais recém modificadas, para que saibam como evitar alimentar suas curvas ao encontrar novas atividades.
No interesse da eficiência e do aprendizado experimental, preferimos usar o treinamento intensivo (ao longo de três dias) sempre que possível. Isso permite que os pacientes obtenham uma compreensão mais clara e tenham uma experiência de terapia imersiva com estrutura e repetição. Devido à natureza da escoliose e ao potencial de progressão durante o crescimento, é importante que os pacientes obtenham as habilidades necessárias e as usem imediatamente, em vez de prolongar as instruções ao longo de semanas ou meses. É por isso que nosso programa ambulatorial foi projetado para paralelamente a grande parte da experiência original da Schroth alemã, mas com melhorias modernas.
Além do exercício de escoliose, oferecemos aos pacientes com escoliose do adolescente a opção de um colete 3D assimétrico totalmente compatível, tecnologicamente avançado. Somos o único local no Brasil a oferecer esse tratamento combinado em um só local.
Para pacientes com escoliose do adolescente que necessitam de um colete e/ ou podem se beneficiar da órtese, oferecemos o Colete 3d Schroth no estilo Chêneau Este TLSO foi projetado para corrigir a escoliose em 3 dimensões e é 100% compatível com Schroth assim como adequado para outras terapias. Cada colete é projetado por Inteligência Artificial a partir de uma base de dados de mais de 25 anos de coletes fabricados em Bad Soberheim, diga-se ligado à Katharina Schroth Klinik e fabricado com a mais moderna tecnologia de impressão 3D no mundo.
O colete pode ser usado sozinho ou em conjunto com um programa de exercícios Schroth, mas descobrimos que os pacientes com escoliose do adolescente que combinam as duas opções de tratamento geralmente têm o melhor resultado! Enquanto a maioria dos nossos pacientes usa o aparelho 3D Schrothem período integral, ele também pode ser projetado para uso noturno apenas (dependendo da avaliação da Dra. Patricia Mentges).
Os principais objetivos do colete 3D Schroth são a estabilização e / ou redução de curvas e melhoria postural. O colete 3D Schroth difere significativamente dos aparelhos de escoliose tradicionais devido ao seu estilo assimétrico. Cada Colete é projetado de acordo com o padrão de curva individual e as aberturas estrategicamente colocadas permitem uma respiração derotacional – semelhante a um exercício de Schroth!
Outro bônus é que, enquanto a maioria dos coletes se aproxima nas costas, o colete 3D Schroth possui fechamento frontal que permitem maior independência. Pacientes que mudaram de outros aparelhos de escoliose costumam observar que o colete Schroth 3D é mais fácil de usar e que se sente diferente. Isso porque o colete 3d Schroth não comprime, ele acompanha a superfície do corpo!
Com essa tecnologia alemã mais recente, somos capazes de trabalhar com curvas que variam da faixa leve superior a curvas severas, incluindo aquelas que podem ter sido recomendadas para cirurgia. Muitos pacientes que foram informados de que não são elegíveis para outros coletes obtiveram redução de curva após usar o colete 3d Schroth e usam nossos protocolos de exercícios Schroth.