Escoliose – Quem somos, os profissionais

dra patricia oitalo mentges instituto de escoliose

A Escoliose deve ser abordada de forma séria e responsável

Somos espcializados no tratamento da escoliose.

Todo projeto desta natureza se inicia por um elemento muito importante e componente principal, o sacrifício. A partir de uma ideia e a vontade de ajudar, germina a semente do Projeto Escoliose. Três profissionais se uniram para transformar um sonho em realidade: ajudar aos que não tem amparo no seu sofrimento com a escoliose.

Especialistas em escoliose e seu tratamento

Nossa missão

Em Abril de 2011 a Dra. Patricia Italo Mentges foi a fisioterapeuta pioneira no Brasil a obter a 1ª Certificação Oficial em uma das 7 escolas de tratamento reconhecidas pela SOSORT, a Abordagem SEAS.

Em Fevereiro de 2012 surgiu o Projeto Escoliose Brasil com o objetivo de oferecer tratamento conservador de qualidade baseado nas evidências científicas atuais seguindo as Diretrizes da Society On Scoliosis Orthopaedic Rehabilitation and Treatment - SOSORT e atuar na conscientização sobre a escoliose através de divulgação de informação atualizada em conformidade com os parâmetros internacionais das Diretrizes de tratamento conservador (não cirúrgico) da escoliose recomendados pela SOSORT.

Desde nossa criação já foram atendidos mais de 500 pacientes com EIA, realizados dezenas de eventos com o intuito de divulgação científica, ministradas Palestras e Workshops sobre a EIA em vários estados do Brasil, além da participação em programas de rádio e TV e entrevistas em meio eletrônico. 

A partir de 2017 transformou-se em Instituto Projeto Escoliose Brasil  como razão social e Instituto de Escoliose e temos como missão:

a) oferecer tratamento conservador de qualidade baseado nas evidências científicas atuais e seguindo as diretrizes da Sociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose - SOSORT;

b) atuar na conscientização da escoliose através de várias ações desde a organização de eventos até o desenvolvimento e ou distribuição de material educativo; e

c) oferecer formação em nível de aperfeiçoamento profissional, seguindo as orientações da SOSORT.

Nesse mesmo ano de 2017, realizou pela primeira vez no país a Formação na Abordagem SEAS - Scientific Exercises Approach to Scoliosis e em 2018 a formação no Método Schroth - ISST. 

Em Abril de 2019 Dra. Patricia Italo Mentges participou como convidada do 1st International Conference on Scoliosis Management em Istambul na Turquia, isto demonstra o reconhecimento em ámbito internacional num selecto número de profissionais especialistas em escoliose e seu tratamento. Nessa oportunidade foi ministrou a Palestra - The Aetiology of Idiopathic Scoliosis: Biomechanical Factors e um Workshop - Patient Assessment.

Dra. Patricia Italo Mentges

Fisioterapeuta e co fundadora do Projeto Escoliose Brasil e Instituto de Escoliose

Formada em Educação Física em 1982 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Formada em Fisioterapia em 1996 pela UNESA

Especialista em escoliose e seu tratamento.

Tornou-se uma profissional habilitada, especialista em escoliose devidamente qualificada e certificada nesta área, com formação na Itália, em um dos centros de maior renome no assunto, o ISICO, atualmente o maior gerador de estudos e com publicações reconhecidas no meio científico em todo o mundo, primeira profissional certificada ISICO SEAS (SAA)  de Exercícios  Fisioterapêuticos Específicos para Escoliose no Brasil com formação completa em 2012.

  •  Tem formação certificada oficial International Schroth 3dimensional Scoliosis Therapy - Bad Sobernheim
  • Membro associado da SOSORT – Sociedade  Científica Internacional de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose.
  • Membro do comité cientifico para os congressos SOSORT 2021 e 2022
  • Foi professora universitária durante mais de 10 anos.  Criou e implantou a disciplina de Anatomia Palpatória em universidade, no Rio de Janeiro.
  • Tem formação de RPG, Reeducação Postural Global original, Souchard, a mais de 20 anos.
  • Tem formação em ATM – Articulação Temporo-Mandibular – Rocabado.
  • Curso de Escoliose com Marcel Bienfait .
  • Posturologia – Bricot.
  • Formada em nível de especialista em Exercícios Terapêuticos pelo NASM, National Academy of Sport Medicine, California – USA.

Agora você dispõe um verdadeiro colete  3D Rigo-Cheneau 

O colete NYRC Brace antes oferecido somente nos Estados Unidos agora no Basil

Colete 3D NYRC Brace

Este colete é desenhado especialmente e de forma exclusiva para cada paciente em Nova York por engenheiros certificados com formação específica. Graças a nossa parceria nós fazemos ele para você aqui no Brasil. 

sosort instituto de escoliose dra patricia italo mentges

O Instituto de Escoliose é Membro da SOSORT

SOCIEDADE CIENTÍFICA INTERNACIONAL DE TRATAMENTO

ORTOPÉDICO E REABILITAÇÃO DA ESCOLIOSE

Rolar para cima