Tratamento da escoliose – Curso SEAS original
Certificação SEAS porque formação?
Porque a escoliose é abordada de forma equivocada desde sua definição até o tratamento.
“A escoliose idiopática é um processo complexo de deformação tridimensional da coluna vertebral e do tórax, de origem multifatorial que aparece em pessoas aparentemente saudáveis e que pode progredir nos períodos de estirão de crescimento. “
As diretrizes para o tratamento clínico da escoliose são geradas na SOSORT (Sociedade Internacional de Tratamento ortopédico e reabilitação da Escoliose).
No Brasil os princípios e diretrizes estipulados pela SOSORT não são conhecidos, consequentemente não são seguidos e se observa um sério descaso em relação a atenção básica.
Isto se reflete no alto número de cirurgias realizados anualmente. Nosso país tem um dos índices mais altos de cirurgia do mundo.
Deve-se antes de querer utilizar um método, técnica ou abordagem, adquirir a compreensão de seu amplo espectro de exigências.
O tratamento conservador é constituído pelos Exercícios Fisioterapêuticos Específicos para Escoliose (Physiotherapeutic Specific Exercises to Scoliosis) que foram desenvolvidos em 7 Escolas de tratamento com evidências científicas, o SEAS compõe uma das 7 escolas, e por coletes com tecnologia 3D.
Obs/ Fora destas 7 escolas não há tratamento com base científica reconhecida.
Certificação e Acreditação SEAS
SEAS é um acrônimo para Exercícios Científicos na abordagem da Escoliose”. Os princípios do SEAS são baseados em uma forma específica de auto-correção (denominada auto-correção ativa), que é ensinada individualmente a cada paciente e, em seguida, associada a exercícios estabilizadores que incluem controle neuromotor, treinamento proprioceptivo e equilíbrio. Os exercícios também são incorporados nas atividades da vida diária. A abordagem SEAS também é caracterizada por uma abordagem cognitivo-comportamental em relação ao paciente e sua família para maximizar a adesão ao tratamento.
O tratamento através de exercícios específicos é a chave para uma boa abordagem de reabilitação da escoliose. O objetivo dos exercícios SEAS é evitar ou pelo menos adiar o uso do colete ortopédico e chegar ao final do crescimento com uma curvatura presumivelmente estável. Quando uma órtese já foi prescrita, os exercícios são obrigatórios para evitar todos os efeitos colaterais do colete, para aumentar a sua função e para permitir que a coluna permaneça estável durante o período de desmame e quando o colete é retirado.
Este artigo foi publicado em dezembro 2016, atualizado agosto 2024
Atualmente não oferecemos mais este curso.
A permanência deste post refere-se à nossa longa história como promotores do bom tratamento da escoliose no Brasil desde 2011.
Esta interessado numa formação para tratamento da escoliose? Atualmente somos os representantes oficiais da formação do Método Schroth.