Os exercícios e o colete para o tratamento da escoliose
Dra. Patricia Italo Mentges
Fisioterapeuta especializada
Os exercícios e o colete para o tratamento da escoliose devem trabalhar em conjunto e são indispensáveis pois, um colete para tratamento da escoliose pode causar algum desconforto físico e emocional.
Porém quando o seu uso é indicado é indispensável que tudo seja feito para assegurar esse uso, sob o risco de comprometer o resultado do tratamento, que pode significar o aumento ou piora da curva escoliótica.
Para isso indicamos algumas dicas para facilitar o uso do colete.
Você sabe que existem exercícios fisioterapeuticos específicos para escoliose que atuam na sua adaptação e portanto maior aceitação do colete?
Exercícios preparam
1º- ao se decidir que será preciso seu uso, fisioterapeutas especializados em tratamento de escoliose têm como ferramenta, exercícios que preparam o corpo para utilizar o colete.
Mobilização, conscientização e adaptação são os principais objetivos nessa fase;
Padrões de movimento
2º- durante seu uso há exercícios que, por serem específicos, se dirigirão aos músculos e aos padrões de movimento e postura na direção da correção, sempre levando em conta a tridimensionalidade.
"Esses exercícios também tornarão mais viável o uso do colete, capacitando a fuga dos pontos de pressão, com isso proporcionando mais conforto, além de trabalhar a função respiratória
Prevenir perdas
3º- na época da retirada do colete, os exercícios atuarão no sentido de prevenir a perda da correção que normalmente ocorre nessa fase, pois os músculos posturais estão fortalecidos, devidamente trabalhados.
Podemos concluir que os exercícios e o colete para o tratamento da escoliose apesar do fato de ainda serem desconhecidos ao trabalharem em conjunto, a atuação da fisioterapia especializada é indispensável no tratamento conservador (não cirúrgico) da escoliose, especialmente na presença do colete ortopédico.
Atualmente o maior impedimento para a sua utilização é o desconhecimento por parte dos médicos, que, por isso, não indicam a fisioterapia que é, sem dúvida alguma, uma poderosa aliada no processo desse tratamento.
Os fisioterapeutas especializados tem que ser conhecidos e reconhecidos pelos médicos para que possa ser formada uma equipe coesa que trabalhe para assegurar o objetivo comum: a eficácia e o sucesso do tratamento da escoliose.
Para isso é necessário compromisso, estarem devidamente preparados e apresentar fundamentação científica, que baseie as atuações e se reflitam nos resultados.
Por enquanto essa é uma vontade férrea, mas estamos fazendo e faremos de tudo a nosso alcance para que, muito em breve, esse tão sonhado trabalho multidisciplinar, se torne realidade.