Eficácia dos exercícios de Schroth durante o tratamento com colete na escoliose idiopática adolescente: resultados de um estudo preliminar.
Effectiveness of Schroth exercises during bracing in adolescent idiopathic scoliosis: results from a preliminary study—SOSORT Award 2017 Winner
Este é um estudo de coorte histórico prospectivo, vencedor no Congresso da SOSORT em Maio deste ano em Lyon, França
Kenny Yat Hong Kwan, Aldous C.S. Cheng, Hui Yu Koh, Alice Y.Y. Chiu and Kenneth Man Chee Cheung
Agora em 16 de outubro foi publicado pelo Scoliosis and Spinal Disorders
Abaixo a tradução da Introdução.
O objetivo do tratamento da escoliose idiopática adolescente (AIS) é prevenir a progressão da curva até 50 °, além destes graus existe o risco de progressão contínua na idade adulta. A cirurgia geralmente é recomendada se a curva atingir 50 ° durante a adolescência. O tratamento com colete rígido demonstrou recentemente no Ensaio de Colete na Escoliose Idiopática do Adolescente – Bracing in Adolescent Idiopathic Scoliosis Trial (BRAIST) – a capacidade de diminuir significativamente a progressão de curvas de alto risco no limiar de cirurgia [1] e é a forma de tratamento mais amplamente aceita para a prevenção de progressão da curva em todo o mundo. No entanto, a taxa de sucesso do tratamento foi de 72%, sugerindo que uma proporção de pacientes ainda precisa ser submetida a uma cirurgia, apesar do colete.
O padrão de cuidados para o manejo não-cirúrgico da escoliose varia muito entre a América do Norte e Europa [2, 3], e o uso de Exercicios Fisioterapêuticos Específicos para Escoliose (PSSE) não é universalmente estabelecido ou aceito. A terapia por exercícios é bem recebida por pacientes e pais [4], e várias revisões sistemáticas e ensaios controlados randomizados relataram os efeitos positivos dos PSSE na desaceleração da progressão da curva, melhorando a aparência (estética) e os resultados da qualidade de vida (QOL) [5, 6 , 7]. ….
Eficácia dos exercícios de Schroth no tratamento da escoliose
O método Schroth é a abordagem PSSE mais amplamente estudada e utilizada. Consiste em princípios tridimensionais de correção,…. Os exercícios do método de Schroth são específicos para cada padrão de curva e podem ser aplicados na atividade diária normal, permitindo que os pacientes passem mais tempo em atividades de lazer e vivam uma vida normal [9].
As diretrizes da Sociedade de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose – (SOSORT) recomendam o uso dos PSSE como uma terapia autônoma, como complemento para o colete e durante o pós-operatório [2]. Romano et al. [10] descobriram que os exercícios produziram um aumento significativo nas forças mecânicas exercidas em repouso pelos coletes de fibra de vidro em pacientes com AIS. Os efeitos positivos dos PSSE podem alcançar o seu benefício clínico máximo se melhorar o resultado do colete em pacientes com maior risco de progressão. Uma melhora no sucesso do tratamento com colete diminuirá a taxa de intervenções cirúrgicas em pacientes com AIS.
Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar prospectivamente a eficácia dos exercícios de Schroth sobre a progressão da curva, aparência e QOL em pacientes com AIS com curvas de alto risco concomitante ao uso de colete.
4 comentários em “Eficácia dos exercícios de Schroth no tratamento da escoliose com colete.”
Oi boa noite sou tenho um filho que 1 mes descobri que ele ta com escoliosi…fiquei muito assutada ele tem 13 anos
Olá, desculpe a demora em responder mas estávamos fora. Para poder ajudá-la precisamos conhecer melhor sobre a escoliose de seu filho, pode nos enviar os dados do contato preenchendo o formulário neste link: https://institutoescoliose.com.br/atendimento-para-tratamento-da-escoliose/. Assim poderemos prestar melhores esclarecimentos sobre nosso trabalho. Obrigado pelo seu contato
Olá tenho escoliose já tenho 35 anos quero saber se ainda posso fazer a cirurgia pois fui ao medico e ele indicou mas na epoca eu tinha 30 anos
Olá Ana Lúcia, obrigado pelo seu comentário e sua indagação. Neste caso não somos os mais indicados para responder pois a cirurgia não é nossa especialidade. Somos um centro de tratamento não cirúrgico e nossa especialidade procura no máximo possível evitar a cirurgia. Assim, acreditamos que se havia indicação cirúrgica, deva dirigir-se ao seu médico para receber a devida orientação. Um abraço