Se dedicar ao tratamento não cirúrgico da escoliose exige determinação, compromisso, constante atualização e atuar com prática baseada em evidências científicas. Aliás não só na escoliose é claro, mas especialmente nesta área a atuação do fisioterapeuta é questionada e ainda há falta de qualidade nos estudos que abordam os Exercícios Fisioterapêuticos Específicos para a Escoliose – EFEE.
Toda vez que um artigo é publicado deve ser lido com cautela e analisado profundamente.
Trouxemos para vocês um caso bem interessante e que merece atenção, já que uma leitura superficial e mal interpretada pode trazer sérias e desastrosas consequências, principalmente na Escoliose Idiopática do Adolescente – EIA.
O artigo do link a seguir foi escrito sugerindo uma nova hipótese para a etiologia (causa) da EIA.
http://www.researchgate.net/…/259388191_Adolescent_Idiopath…
O artigo foi publicado no Asian Spine Journal.
A seguir o link da carta ao editor escrito por integrantes do ISICO -Instituto Científico Italiano de Coluna Vertebral, hoje uma das instituições que mais produz artigos científicos sobre tratamento conservador da escoliose no mundo, onde a Dra. Patricia Mentges fez sua especialização.
Nesta carta eles pontuam as falhas que são graves e que comprometem seriamente a qualidade do trabalho. Ainda aludem ao fato de que pode ser mal interpretado colocando em risco não só a reputação dos que lidam com o tratamento conservador da escoliose, como de forma mais grave os pacientes, já que resultados de curto prazo em pacientes que não tenham atingido o final da fase de crescimento podem representar um grande risco a sua saúde.
Importante destacar que ainda não há nenhum trabalho ou publicação que comprove qualquer eficiencia ou resultado consistente da terapia manual para o tratamento da escoliose idiopática do adolescente.
Ao mesmo tempo em que a escoliose ainda é desconhecida por muitos ainda bem que contamos com um grupo tão dedicado e competente.
Nossa preocupação e compromisso são com a compreensão clara e difusão da informação correta sobre a escoliose.
http://www.researchgate.net/…/275361403_Response_to_Letter_…